A navegação no portal segue um padrão básico para todos os níveis de consulta. Apartir da combinação de seleção dos filtros disponibilizados é possível ir aumentando o nível de detalhamento das pesquisas.
Para navegar no portal e entrar nos níveis mais detalhados, basta clicar sobre a linha onde está o item que deseja visualizar, dessa forma será apresentada uma nova tela com mais informações sobre o item selecionado, e para obter ainda mais detalhes de item dessa nova tela apresentada, basta clicar novamente sobre a linha da informação que deseja buscar e assim sucessivamente em cada nova tela apresentada.
Dessa forma é possível acessar detalhadamente informações de um pagamento de diárias a um servidor público ou uma determinada aquisição de materiais ou contratação de serviços, por exemplo, podendo chegar ao nível de detalhamento de visualizar o(s) item(s) adquirido(s) ou serviço(s) contratado(s) de um determinado favorecido (credor).
Tipos de consulta:
-> Despesas - Mostra três filtros iniciais: Instituição/Órgão, Credor/Instituição ou Tipo de Despesas (Elemento);
Em relação a despesa, os valores informados são os respectivamente empenhado, anulado, liquidado e pago aos credores.
-> Receitas - Mostra três filtros iniciais: Tipos de receitas (Classificação Econômica), Tipos de receitas (Liquidas das Deduções) ou Finalidades de receitas (Recursos);
Em relação a receita, os valores informados são os respectivamente arrecadados.
-> Diárias - Mostra dois filtros iniciais: Despesas com diárias por Instituição/Órgão ou Despesas com diárias por Credor/Instituição.
-> Instituição - Opção para selecionar a qual instituição pertencem as informações que se deseja consultar . As instituições são: Prefeitura Municipal de Bagé, DAEB - Departamente de Água e Esgotos de Bagé, FUNPAS - Fundo de Pensão e Aposentadoria do Servidor e Câmara de Vereadores. Campo obrigatório, necessário sempre marcar uma das opções.
-> Ano / Exercício - Ano em que aconteceu o fato ao qual está sendo realizada a busca de informações. Campo obrigatório, necessário sempre selecionar o ano desejado.
-> Mês - Permite selecionar a competência/mês em que aconteceu o fato ao qual está sendo realizada a busca de informações, sejam para pesquisas sobre a folha de pagamento, para consulta a licitações, etc... Campo obrigatório, necessário sempre selecionar a competência/mês que se quer realizar a busca.
-> Período - Em algumas consultas estarão disponíveis os campos de Data inicial e Data final para que possa ser realizada a consulta a informações ocorridas em um determinado período.
-> Cargo - Na consulta à folha de pagamento é possível utilizar este filtro para realizar a busca inicial por todos servidores públicos de um determinado cargo, sempre em combinação com a utilização dos filtros Instituição, Exercício e Mês, que são campos obrigatórios. E posteriormente, afinar a busca clicando na linha de um dos servidores para visualizar a remuneração do mesmo.
-> Lotação - Na consulta à folha de pagamento é possível realizar a busca inicial mostrando todos os servidores de uma determinada lotação (unidade da estrutura organizacional onde o cargo do servidor público foi lotado quando nomeado), sempre em combinação com a utilização dos filtros Instituição, Exercício e Mês, que são campos obrigatórios. E posteriormente, afinar a busca clicando na linha de um dos servidores para visualizar a remuneração do mesmo.
-> Vínculo - Também na consulta a área de Pessoal há a possibilidade de utilizar filtro para realizar consulta a lista de todos os servidores públicos por vínculo com a Instituição (Exemplos: Estatutário ativo, Celetista, Extra Quadro, etc...), sempre em combinação com a utilização dos filtros Instituição, Exercício e Mês, que são campos obrigatórios. E posteriormente, afinar a busca clicando na linha de um dos servidores para visualizar a remuneração do mesmo.
-> Matrícula - Permite a busca de informações sobre a remuneração de determinado servidor público informando o número da matrícula do mesmo, sempre em combinação com a Instituição, Exercício e Mês, que são campos obrigatórios.
-> Nome - Na consulta à área de Pessoal é possível utilizar filtro para listar todos os servidores públicos que possuem o mesmo nome, sobrenome ou parte deles, sempre em combinação com a Instituição, Exercício e Mês, que são campos obrigatórios.
-> Modalidade -
-> Situação -